quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais uma sobre as cotas...



 Algumas coisas sobre o argumento absurdo que está rolando contra as cotas. Peço para que o grande gênio que a criou preste atenção nessa lista... só tem um brasileiro que é um jogador de futebol. Os outros são, todos de países como os EUA que já tiveram políticas de reparação histórica para combater os danos causados por sua história de racismo e opressão. Pq o Brasil precisa de cotas?? Primeiro pq não é só o Brasil que precisa de cotas, qq país que tenha se erguido sobre séculos de exploração de um povo precisa reparar isso, até mesmo para poder crescer. Prova disso é a listinha mal utilizada que vc apresenta.

Os EUA, para citar apenas um dos países que aparecem aí, tiveram os maiores representantes do movimento negro e as principais organizações de luta contra o racismo, as consequências dessas lutas e do investimento estatal para minorar esses danos podem ser vistos aí... Um país onde, até os anos 1970, os negros sequer eram considerados seres humanos, hoje tem um negro em seu cargo mais importante.

Leiam sobre como isso aconteceu... os negros norte americanos, certamente não ficaram sentados acreditando no argumento das mídias vendidas e brancas que diziam e dizem, o tempo todo, que "quem quer consegue" eles se entendiam como seres humanos capazes, porém lesados em sua formação, usurpados em sua história, língua, cultura, marginalizados econômica e socialmente, ou seja, sempre tratados como diferentes, inferiores, e quando seres humanos, seres humanos piores.

Ora, se em toda nossa história sempre fomos tratados de forma diferente, pq no momento de tentar igualar a situação temos que ser tratados como iguais? Taí uma questão polêmica pra se discutir... Outra Pq quando tentamos erguer nossas bandeiras de luta, reivindicar nossas causas antes precisamos pensar em todos os outros setores da nação?? Vamos melhorar o ensino de base!! - vocês gritam...

Enquanto isso nossa juventude é massacrada pela polícia, tem sua auto estima esfacelada pela mídia, um verdadeiro genocídio dos jovens negros do Brasil que poderiam ser nossos futuros presidentes, atores, pilotos, jogadores do quer que seja, apresentadores, físicos, etc.

E o que temos a propor a esses jovens "espero pois nós vamos investir na educação de base, coisa que vimos tentando há algumas várias décadas, mas um dia seus bisnetos talvez consigam ter oportunidade de competir em pé de igualdade com jovens brancos que não tiveram a formação deficiente da escola pública, nem tiveram que suportar os efeitos do racismo em seu cotidiano escolar" (o que para quem não sabe é um dos motivos que levam muitos jovens negros a abandonar a escola).

Sim!! Façamos essa proposta para nossos jovens e a classe média branca ainda vai ter que usar muitos argumentos fracos, como essa lista de negros bem sucedidos de países que investiram em seus negros, para justificar a condição de subalternidade de nossos negros brasileiros.


O documentário da BBC sobre racismo aponta de maneira irrefutável o caráter do racismo brasileiro "vivemos um apartheid sem as leis do apartheid", sim é isso que se passa aqui. Porque no Brasil ainda se precisa de cotas? Por que aqui ainda insistimos em explicar a maioria negra em presídios, favelas, subempregos, submoradias, com as produções culturais menos valorizadas, com os piores atendimentos públicos, com uma participação mínima em Universidades públicas ou em cargos de maior relevência econômica na sociedade... simplesmente com o argumento, absolutamente racista, de eles são porque são ou que quem quer consegue, então  3 ou 4 nomes de negros de sucesso (se é que é possível fazer isso sem pensar pelo menos 5 minutos) e dissemos que isso é igualdade de oportunidade, promovida por nosso histórico de igualdade racial.

E enquanto isso o Brasil continuará sendo o país do futebol...
Da pobreza, da miséria, do abandono, do racismo, da alienação...

2 comentários:

  1. Mari,
    Como diz a letra da música A Carne, muito bem interpretada por Elza Soares: " A carne mais barata do Brasil é a carne negra..." Que como sempre nesse país está em posições inferiores e subhumanas da sociedade. Ter um negro no poder não significa nada, na maioria das vezes são tão brancos qto os brancos, ou seja, mais um vez somos esquecidos por aqueles que são nossos "irmãos". Como sempre vc arrasou Mari.
    Bjos,
    Luiz!!!!

    ResponderExcluir
  2. De Campos a Cidade de Anthony Garotinho e Rozinha...http://cbn.globoradio.globo.com/series/TRABALHO-ESCRAVO-POLLYANNA-BRETAS.htm

    ResponderExcluir